sábado, 25 de junho de 2011

Hackers derrubam brincando sites do governo federal na madrugada desta quarta

 Um grupo de hackers autodenominado LulzSecBrazil riu sozinho e assumiu na madrugada desta quarta (21) que tirou do ar sites da Presidência da República, do Portal Brasil e da Receita Federal.


O anúncio que os sites ficariam fora do ar foi realizado via Twitter pelo grupo por volta de 1h da madrugada. Com a fragilidade do sistema escancarado, restou para a Presidência da República confirmar a ação e informar que o ataque foi contido pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro).tango
Os dados e informações dos três sites não foram afetados, de acordo com a nota. "O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados". O sistema de segurança bloqueou todas as ações dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora.
De acordo com a assessoria, "por segurança e manutenção", as páginas podem apresentar instabilidade durante o dia. Entretanto, na tarde desta quarta, o grupo também tirou do ar o site da Petrobras e os endereços atacados durante a noite ainda apresentavam problemas para serem acessados.tangotango
Entre suas ações mais recentes, o LulzSec é apontado como responsável por invadir o site do Senado dos Estados Unidos e tirar do ar temporariamente o site público da CIA. A palavra "Lulz" deriva da expressão "laugh out loud", ou "rindo alto".
Em um comunicado recente, o grupo convocou seus seguidores a invadir e causar dano a sites governamentais. "A maior prioridade é roubar e vazar quaisquer informações classificadas como governamentais, inclusive trocas de e-mails e documentos. Os maiores alvos são bancos e outros estabelecimentos de alto nível".
De acordo com manifesto emitido pelo grupo, a invasão faz parte de uma operação denominada AntiSec, um parceria com o Anonymous, que vai contra os governos mundiais.
"A LulzSec e o Anonymous acabaram de declarar guerra aberta contra todos os governos, bancos e grandes corporações do mundo. Eles estão convocando todos os hackers do mundo para se unirem ao propósito. O objetivo é expor corrupção e segredos obscuros", diz o documento.
O assunto ganhou repercussão na imprensa brasileira pela manhã e o perfil comemora. "Bom dia a toda a nossa embarcacao hoje o dia esta ao nosso favor e sol esta a brilhar Quarta-Feira cheia de noticias e repercuções!". Investigações indicam que a ação veio de um provedor da Itália, porém isso não significa que os hackers estejam em território italiano.
Há ainda a postagem de um vídeo, com uma mensagem anônima, que chama os internautas para a causa. O conteúdo, com o título "Mensagem de Anônimo ao Brasil #AcordaBrasil", reivindica o poder nas mãos de minoria. 
Veja o vídeo:

Nenhum comentário: